Malhadinha Nova | 2022-02-18

Herdade da Malhadinha Nova: Uma experiência rural num ambiente natural e puro

Entrevista realizada pela Green Purpose a Rita Andrade Soares, CEO da Herdade da Malhadinha Nova. 

 

1. Fale-nos um pouco sobre a história da Herdade da Malhadinha Nova e o conceito a ela associado.

A Malhadinha Nova é um projeto familiar, iniciado em 1998 com a compra de uma propriedade abandonada no baixo Alentejo, numa das zonas menos povoadas da Europa. O conceito transversal a todas as áreas de negócio da Herdade centra-se na preservação das características endógenas da propriedade e no desejo imenso de preservar este espaço singular, de o melhorar através do desenvolvimento de actividades diversas, sempre com a enorme aposta na qualidade, e com o objetivo de deixar um legado.
O projecto inicia com a plantação dos primeiros 20 hectares de vinha, com a construção de uma adega e culmina hoje com várias áreas de negócio desenvolvidas na propriedade, toda ela em produção biológica certificada, auto suficiência no vinho e no azeite, ambos produzidos a partir das vinhas maioritariamente de castas portuguesas existentes na propriedade; a produção agrícola e a pecuária através da criação das raças autóctones e da criação do cavalo Puro Sangue Lusitano.
O projeto de turismo com alojamento nasce com a recuperação de uma ruína do Monte da Peceguina, uma unidade com 10 quartos e culmina, mais recentemente, com a recuperação de todas as ruínas existentes nos 455 hectares da propriedade, nas quais hoje se oferecem 26 quartos espalhados por cinco diferentes unidades hoteleiras.

2. Que experiência pretendem proporcionar a quem visita o alojamento?

Todas as experiências que proporcionamos na Malhadinha são desenhadas à medida de quem nos visita, pelas mãos de uma equipa criativa e dedicada, inspiradas em diversos temas, tais como o vinho, o pilar central, a gastronomia, a cultura, a aventura, o desporto, o romance, o bem estar, entre outros, sendo que o limite do que queremos criar e proporcionar é a imaginação .

3. De que forma a sustentabilidade está presente na Herdade?

A sustentabilidade está presente transversalmente em todo o projeto. Desde o início, a HMN de imediato se transformou também no enorme desafio de manter a sustentabilidade e o equilíbrio natural de uma propriedade singular, nunca antes agredida por explorações exaustivas de solos através de adubacões químicas e/ou usos de pesticidas ou plantações de qualquer monocultura intensiva, ou ainda alvo de qualquer especulação imobiliária que facilmente teria levado à edificacão de centenas ou milhares de metros quadrados de construção para garantia de uma sustentabilidade económica fácil de encontrar.
A preservação de um ecossistema perfeito constituído por montado de azinho, olivais tradicionais, searas de trigo, aveia e cevada e pradaria natural, a preservação e recuperação das edificações seculares existentes na propriedade, rapidamente se transformaram num objetivo primordial.

Todo o potencial de exploração das terras da Malhadinha passou de um estado de total abandono de há décadas para uma utilização de todos os recursos naturais de forma absolutamente sustentável a todos os níveis:

ECONÓMICO: o enorme investimento na qualidade e na exclusividade do produto, na primazia da imagem, na excelência do serviço, transportaram a marca MALHADINHA para um reconhecimento e consolidação nos mercados nacionais e internacionais que garantem o escoamento total dos artigos produzidos.

SOCIAL: a criação da empresa em 1999 com dois trabalhadores da região e, atualmente, com pessoal efetivo superior a 70 pessoas, sendo mais de 80% da região. A utilização, na recuperação e construção de todos os edifícios, de boa parte de materiais tradicionais tais como a terracota e os azulejos fabricados por artesãos da região, madeiras da região e carpintarias produzidas por empresas locais.
A enorme preocupação com a necessidade de partilhar e preservar cultura e tradições resulta num envolvimento das comunidades locais de artesãos, músicos, artistas em todas as experiências promovidas pela HMN na sua atividade turística.

AMBIENTAL: a totalidade dos 455 hectares da propriedade convertidos para modo biológico no início de 2017,
tratamentos de água realizados em toda a herdade por etares biológicas, através de plantas. O uso eficiente da água, monitorização de todo o gasto de água na propriedade por caudalímetros instalados em todos os pontos de consumo e supervisionado por um parceiro independente (Aquagri) em regime de avença, boas práticas agrícolas, fertilização natural dos solos com utilização de estrume e culturas auxiliares, corte natural das ervas infestantes com recurso a pastoreio das ovelhas. A recente aquisição de dez veículos 100% elétricos para deslocação interna de colaboradores e hóspedes.

ENERGÉTICA: garantida em boa parte pela utilização de energia solar em todas as unidades de alojamento da propriedade, pela utilização de caldeiras de aquecimento a lenha proveniente da poda das azinheiras seculares da propriedade, pela recuperação e construção de todos os edifícios com técnicas tradicionais e materiais de elevadíssima eficiência energética, pela aquisição apenas de equipamentos de última geração.
A participação e integração, desde o início, com grande sucesso, no Plano de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo comprovam bem as práticas e a visão estratégicas da HMN.

4. A cultura alentejana é um aspeto importante para a Herdade da Malhadinha Nova. Como a incorporam no hotel?

A cultura do nosso país, a cultura alentejana e a história e tradições da região e do passado desta propriedade agrícola são uma enorme inspiração desde o início do projeto, em todas as áreas. Cada casa do projecto hoteleiro inspira-se nas actividades locais do passado, na geologia, na avifauna e flora locais, na natureza da Malhadinha, e em todos os espaços encontramos peças fabricadas por artesãos locais; nas experiências, esses mesmos artesãos vêm partilhar o seu saber e as suas actividade artesanais, através de workshops ou apresentações dos seus trabalhos.

5. Quais são as atividades que disponibilizam para quem visita o vosso espaço? Qual é a que tem maior procura?

As actividades mais procuradas ou as experiências que mais desenhamos são as dedicadas ao Vinho e Gastronomia, culturais e desportivas, programas em família com o intuito de partilhar a cultura local são cada vez mais procurados, os clientes procuram a Malhadinha para estadias cada vez mais longas, em que a natureza e as preocupações com a preservação do planeta são cada vez mais aspectos que famílias multigeracionais desejam vivenciar. Viajar com um propósito é hoje um dos principais objetivos de quem nos procura.

6. Existe uma maior preocupação dos clientes em relação à sustentabilidade? Notam que tal já é um fator que pesa na decisão de escolha?

Sendo a Malhadinha, na sua essência, um projecto de vinhos, e estando localizada numa região em que a tradição gastronómica é tão rica, já por si é uma das preocupações dos nossos hóspedes. É uma propriedade inserida num ambiente natural com uma diversidade e dimensão considerável, o que a torna também bastante apetecível, sobretudo pelas actividades desportivas e de aventura, as iniciativas e experiências culturais e as viagens com o propósito de conhecer a cultura e as tradições locais. O tema cultural e o sentido de pertença são cada vez mais procurados. Sem dúvida que a sustentabilidade é uma preocupação crescente dos nossos clientes, e a Malhadinha encontra-se neste momento a desenvolver novas experiências dedicadas à preservação da natureza e ao potencial deste espaço. Entre outras actividades, dispomos de uma forte colaboração com o Centro de Conservação da Natureza, de maneira a poder dar a conhecer as espécies de avifauna, através de materiais criativos de comunicação e apresentação das variadas espécies protegidas.
A Malhadinha está dentro de uma das zonas mais importantes do país para a criação e o desenvolvimento de espécies de aves em vias de extinção. Dar um exemplo a outros projetos para que se desenvolvam de acordo com os mesmos princípios e valores, preservar e melhorar um espaço natural único e deixar um legado são as nossas principais motivações .

Atenção, o seu browser está desactualizado.
Para ter uma boa experiência de navegação recomendamos que utilize uma versão actualizada do Chrome, Firefox, Safari, Opera ou Internet Explorer.