Inês Matos Andrade | 2020-10-12

Sericaia à moda de Vitalina Santos

Vitalina Santos é parte da família Soares e essencial ao ADN da Malhadinha Nova. Começou a trabalhar para a família como cozinheira, com apenas 26 anos e agora, 21 anos depois, é a cozinheira de mão cheia da Herdade, responsável pelo receituário tradicional. Vitalina, alentejana de gema, começou por fazer pequenos petiscos para acompanhar as provas de vinho nos primórdios da herdade, quando a propriedade ainda se dedicava apenas à viticultura. Quase uma década depois, em 2007, a Malhadinha Nova abriu o seu restaurante e, um ano mais tarde, a primeira unidade de alojamento, com a reconstrução de uma ruína da herdade, surgindo assim a Malhadinha Country House & Spa. Rita Soares desafiou Vitalina Santos a integrar a equipa do restaurante, onde começou por fazer algumas especialidades alentejanas por encomenda. Actualmente, ninguém ultrapassa a mestria de Vitalina Santos em iguarias como o Galo de Cabidela, o Cozido de Grão, o Ensopado de Borrego e, claro, a Sericaia. É ela também, quem ensina os hóspedes mais curiosos a pôr a mão na massa nos workshops de cozinha tradicional. Para quem não consegue esperar pela próxima visita à Herdade para provar tais repastos típicos, Vitalina revela o seu maior segredo, a receita da Sericaia, um dos mais icónicos exemplares da doçaria alentejana.

Ingredientes:

  • 1/2 litro leite (retire 2 colheres de sopa para uma taça)
  • 200 g açúcar
  • 6 ovos
  • 1 colher de sopa bem cheia de farinha de trigo
  • 1 colher de sopa bem cheia de farinha Maizena
  • 1 pau de canela
  • 1 tira de casca de limão
  • Canela para polvilhar
  • Uma pitada de sal

Receita passo a passo: 

  1. Coloque o leite (não se esqueça de retirar 2 colheres), num tacho com a casca de limão, o pau de canela e o açúcar e, deixe em lume brando até ferver. Separe as gemas das claras e bata as últimas em castelo firme. Reserve. Às gemas, junte as 2 colheres de leite e as duas farinhas (misturadas e peneiradas). Misture tudo muito bem com a colher de pau até obter uma mistura homogénea, para que não ganhe grumos. A mistura deve ficar completamente lisa.
  2. Junte então este preparado ao leite, que entretanto já ferveu. Misture bem, ligue de novo em lume brando e vá mexendo até engrossar. Normalmente, este processo de cozedura demora uns 15 minutos.
  3. Desligue e vá mexendo para arrefecer um pouco. Junte depois as claras e envolva com a ajuda de uma colher de pau. Misture bem. (Só deve juntar as claras quando o preparado estiver morno quase frio).
  4. Por fim, vá colocando às colheradas para um prato fundo de barro (não alise, abane apenas o prato) e polvilhe com bastante canela.
  5. Leve ao forno a 180º C e quando começar a levantar deve dar uns golpes e deixar cozer por 35 minutos.
  6. Faça o teste do palito, se o centro estiver seco, está pronto. Deixe arrefecer e sirva com Ameixa d’ Elvas, juntamente com a sua calda.
Atenção, o seu browser está desactualizado.
Para ter uma boa experiência de navegação recomendamos que utilize uma versão actualizada do Chrome, Firefox, Safari, Opera ou Internet Explorer.