Inês Matos Andrade | 2020-10-01

6 perguntas ao Chefe Nuno Mendes

Nuno Mendes é um dos mais prestigiados chefes portugueses, com uma carreira longa no Reino Unido, onde já abriu vários projectos, entre eles O Viajante, que chegou a conquistar uma estrela Michelin, e a Taberna do Mercado, um projecto em Shoreditch onde o chefe cozinhava receitas inspiradas no receituário português e nas suas memórias do seu país de origem. Atualmente, Nuno Mendes continua como o chefe do famoso The Chiltern Firehouse, em Marylebone, The Rose, em Deal, no sul do Reino Unido e com o seu projeto social nas escolas, Fuel for Learning. Em Portugal, Nuno Mendes é o chefe criativo consultor do Bairro Alto Hotel, no Chiado.

Nuno Mendes visitou a Malhadinha durante o mês de setembro e respondeu a algumas das nossas perguntas.

1. O que significa para si o Alentejo?

O Alentejo é a minha residência espiritual, a casa dos meus sonhos, o meu passado e oxalá também o futuro.

O Alentejo traz me paz, retorna me ao silêncio e à apreciação da natureza. O Alentejo pausou no tempo e permanece cheio de tradição e uma infinitude de segredos por descobrir.

 2. Descreva um momento especial que tenha vivido durante a estadia.

O por do sol nas colinas da Malhadinha! As casas lindas onde ficamos! A beleza natural da área. O respeito arquitetónico demonstrado na propriedade

 3. Quais os produtos alentejanos autóctones que mais gosta de trabalhar?

Espargos selvagens, tubaras, beldroegas, poejos e o porco preto alentejano. logicamente também adoro muitos dos produtos da Costa Alentejana

 4. Se tivesse de descrever a Malhadinha Nova numa música, qual seria?

Eu gosto de música obscura por isso não sei se as minhas referências serão identificáveis.
Talvez um dos temas da banda Japanesa Mono. A paz, beleza pura, ritmo melódico e depois cortado por uma parede de som.. o espírito da natureza calma e relaxante na superfície seguido do ritmo intensivo De tudo o que se passa por baixo da superfície da terra..

 5. Um livro, um vinho:

Viagens na Minha Terra de Almeida Garrett, a acompanhar Malhadinha Tinto.

 6. Se pudesse escolher um ídolo/celebridade, viva ou não, para conhecer a Malhadinha Nova, quem convidava?

O meu pai. Gostava que ele tivesse tido oportunidade de ver os magníficos projetos que surgiram na zona de Portugal pela qual ele tinha tanta paixão. Paixão que me foi passada também a mim e que levo sempre no meu coração. O Alentejo continua a ser uma das minhas áreas preferidas no mundo inteiro.

Atenção, o seu browser está desactualizado.
Para ter uma boa experiência de navegação recomendamos que utilize uma versão actualizada do Chrome, Firefox, Safari, Opera ou Internet Explorer.